Resenha #55: Céu de Menta

by - agosto 29, 2018

"O que eu sinto é grande demais, como o universo, e pequeno o suficiente para caber no meu coração."

Autor(a): Camila Martins
Editora: Hope
Páginas: 186
Publicação: 2018


Ana e João são vizinhos. E o que separa suas casas é apenas um jardim. 
Mas, na concepção de João, a diferença dentro de cada lar era tão grande, que foi capaz de criar um universo que os separa além do gramado, gerando o seu planeta, verde e gelado e o de Ana, colorido e repleto de amor.
Ana é espectro autista, gosta de tudo lento para se adaptar. João, apesar de todos os seus pesares familiares, é dono de um coração de ouro.
Cada um com seu dom, seu jeito especial de enxergar o mundo e de reagir a ele.
Aos dozes anos eles se conheceram, aproximando seus planetas tão opostos. 
Aos dezesseis eles já haviam construído um sentimento lindo e verdadeiro, além do imaginável.
A presença de João torna-se confortável para Ana. Ele é tranquilo como um céu matutino. 
A presença de Ana torna-se emocionante para João. Ela é surpreendente como um céu crepuscular.
O amanhecer e o anoitecer... Tão opostos. 
Qual cor o céu deveria ter para uni-los?


Ana Maria tem autismo e sempre foi a garota reservada que prefere ficar em seu mundo do que ser agitada como as outras crianças de sua idade, João seu vizinho é bem ao contrário dela, agitado, mas lento em muitas outras coisas e o mundo dos dois colidem de uma forma incrível.
João cuida de Ana com muito amor e carinho, sempre espera o tempo dela e todos os dias antes deles saíram andando para a escola ele conta a ela como está a cor do céu e como se encontra o tempo.
Em muitos momentos esse livro encheu meu coração de amor, de saber que existem pessoas por aí que fazem tudo para ver o outro feliz assim como João faz com Ana, esse livro é encantador porque nos ensina que não importa o que acontece dentro de nossa casa, nós temos as nossas escolhas.
João cuida da família inteira, da mãe depressiva, das irmãs mal educadas, do pai ranzinza, da avó que ás vezes vive na lua e outras vezes na Terra, e quando o menino adoece por conta de uma decisão tomada pelo pai, parece que a família inteira também se torna doente, ainda bem que Ana aparece e ajuda o menino.
Os dois vivem tantas aventuras, decidem escolher uma profissão para João que ainda não se decidiu e isso faz com quê ele descubra várias coisas sobre ele mesmo, Ana e ele são tão lindos juntos que eu não via à hora dela perceber o amor que ele sente.
Ana tem uma família incrível e todos os dias ela vence um pouco mais com a ajuda deles e João todos os dias tenta aproximar a família doida que tem, mas mesmo assim ele não desiste e isso me deu uma lição de não ficar reclamando e somente agradecer, um dos meus livros favoritos e que vou guardar para sempre no coração.


Você posde gostar também:

4 comentários

  1. Adorei a história, parece ser uma leitura bem rápida. Vou adicionar a minha lista de leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que lindo gostei do texto eu ainda acredito no amor e ele nos leva alem

    ResponderExcluir
  3. Que título lindo, gostei, assim como também adorei o enredo da história acredito muito no poder do amor e como ele transforma vidas..beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser amorzinho demais né? Eu amo histórias leves, que falam sobre amor. O amor é tão lindo, meu tema favorito. Esse livro também é bem curtinho, dá pra ler em um dia, bem rápido. Já gostei. Acrescentei na lista de leituras!
    Beijos!!

    ResponderExcluir