#Autorando: Jessé Diniz

by - agosto 07, 2018

Hello, hoje eu trago para vocês mais um #Autorando e dessa vez será com o autor Jessé Diniz que conheci em um grupo e ele logo aceitou dar essa entrevista, não deixem de seguir o blog e comentar. Vamos lá!

1 – O que você acha que é o maior desafio de um autor nacional?
           Conquistar seu espaço no mercado literário. Dia após dia, surgem vários autores, e todos querem atenção, querem conquistar seu público. Alguns alcançam essa meta mais rápido que outros, é claro, mas não é motivo para desistir. Há vários leitores querendo descobrir a sua história. Você só precisa encontrá-los.

2 – Você se inspira em algum autor?
                Tenho vários, mas meu favorito é Stephen King. Tanto por seu estilo de escrita como por tudo o que ele conquistou como autor. Ver tudo o que ele se tornou me dá forças para não desistir daquilo que quero conquistar como autor.

3 – Por que você acha que os nacionais são tão desvalorizados?
                Os leitores estão acostumados com literatura estrangeira. Normalmente, quando um best-seller chega aqui (vide Crepúsculo), já vendeu horrores lá fora, tem filme com gravações em andamento, série, etc. É difícil competir com isso, se você é um autor nacional e nunca teve contato com o mercado editorial. Mesmo sendo difícil, nós, autores, permanecemos trabalhando, com a esperança de conquistarmos o coração dos leitores. Não uma multidão logo de cara, mas um de cada vez.

4 – Porque o gênero Terror/Fantasia atraiu tanto sua atenção?
                Ah, desde pequeno eu tenho atração pelo desconhecido, pelo misterioso, pelo fantástico, fosse na literatura ou em qualquer outro assunto. Quando percebi que gostava de escrever, preferi focar em algo com o qual eu estava familiarizado. Quando tomei essa decisão, mergulhei ainda mais fundo nesse assunto, estudando e pesquisando cada vez mais.

5 – Enquanto produzia seu livro, pensou em desistir?
                Ah, várias vezes. Falta de apoio, mercado literário complicado, questões pessoais. Mas dei a volta por cima, revi meus objetivos e cá estou, firme e forte haha

6 - Qual a parte mais difícil de ter um livro? Os bloqueios, a divulgação, as críticas...
                Cada autor encontra seu próprio obstáculo. Às vezes, tenho bloqueio de semanas. Se tenho ideias durante o bloqueio, anoto tudo, para depois incluir as ideias na história, e escrever como se não houvesse amanhã. E está enganado quem pensa que publicar é a parte mais difícil. Precisamos divulgar, vender, conquistar um bom público, e por aí vai. O trabalho de um autor nunca acaba.


7 – Está escrevendo mais algum livro nesse momento?
                Estou revisando meu próximo livro. Ainda não posso dar detalhes sobre ele, mas posso adiantar que vem coisa boa por aí.

8 –Algum personagem seu, foi inspirado em você?
                Não teria graça eu dizer qual, mas sim, um dos meus personagens é inspirado em mim. E, cá entre nós, é um de meus personagens favoritos.

9 – Quais são suas expectativas com os seus livros?
                Ah, todo autor bota toda a fé do mundo em seus livros. Hoje, após dois livros e alguns contos publicados, sou mais pé no chão em relação às expectativas. Claro, sempre imagino que, um dia, alguma obra minha vai alcançar algo além das expectativas. Porém, por enquanto, sei que ainda posso melhorar, e não exijo nada além do que sei que, por enquanto, mereço alcançar.

10 – Dê uma dica importante para quem quer escrever um livro
                Acima de qualquer coisa, estudar. Escrever não é simplesmente um “dom”. Claro, algumas pessoas têm mais facilidade que outras para contar histórias, mas não significa que ela também não precisa desenvolver isso. Há uma infinidade de livros e cursos complementares para autores. Em toda área, é preciso estudar para alcançar objetivos. Não é diferente na escrita.

11 – O que você considera importante na hora de escrever?
                Cada autor tem seu próprio “ritual de escrita”. Escrever só durante a noite, ouvindo música, depois do café da manhã. É importante que o autor esteja num local calmo, que ele possa se concentrar na história, e as únicas vozes ao redor sejam os personagens conversando entre si, decidindo quem terá maior visibilidade na história.
                Brincadeiras à parte, concentração é tudo. Não adianta nada você sentar o bumbum na cadeira pra escrever e ficar mexendo no celular, vendo vídeo no YouTube (exceto se tiver a ver com a história), mandando mensagens, etc. Escrita é seu trabalho. Leve o trabalho a sério.

12 – Você acha que escrever virou uma “modinha”?
                Não diria modinha. Num contexto geral, a literatura nacional nem se compara com a literatura estrangeira. Porém, dia após dia, alguém se interessa pelo mundo da leitura. Posteriormente, alguns desses leitores sentem vontade de escrever. Eu não acho isso errado, desde que seja levado a sério. Como eu havia dito, escritor também é uma profissão. Precisa de estudo, persistência, força de vontade. Não é só pegar uma caneta e escrever de qualquer jeito.

O acompanhem no blog Dicas do Jess e os livros podem ser comprados diretamente com o autor, então apreciem a literatura nacional que é tão incrível quanto a estrangeira. Amo vocês! Até o post de amanhã!


Você posde gostar também:

18 comentários

  1. Que bacana, adorei conhecer um pouco mais sobre ele e suas opiniões.

    ResponderExcluir
  2. Ah que legal te conhcer! Te desejo muito sucesso! Eu tbm já escrevi 2 livros, mas publiquei! Mas ainda tenho muita vontade de isso acontecer, há e quero escrever maiss!

    ResponderExcluir
  3. Adoro conhecer novos autores. Tenho maior vontade de escrever um livro.

    ResponderExcluir
  4. Amei totalmente a entrevista, já estou curiosa pra conhecer mais!

    ResponderExcluir
  5. Legal conhecer um pouco mais sobre a vida de um autor brazuca e fiquei curiosa em relação ao personagem inspirado nele mesmo.bjss

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o Jessé e nenhuma obra dele, mas gostei de saber sobre ele. Vou procurar os seus livros tb!
    Parabéns pelo post! Sucesso pra vcs!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal! É ele também quem desenha as capas? Gostei muito!
    DiCa_Mattos/

    ResponderExcluir
  8. segundo blog sobre livros que encontro que tem uma entrevista.

    Po, bem legal a iniciativa.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de conhecer o autor Jessé Diniz, foi um prazer grande saber mais sobre o o autor Jessé Diniz, é sempre bom conhecer novos autores do nosso Brasil, bjs.

    ResponderExcluir
  10. Que bacana poder conhecer autores nacionais e saber mais sobre suas obras! ótima entrevista com Jessé!

    ResponderExcluir
  11. Que máximo este contato mais próximo com os autores. Vou procurar pelas suas obras

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, como vaiw Eu goatei bastante dessa entrevista, acreditos que ambas as partes se sobresairam souper bem

    ResponderExcluir
  13. cara, é uma pena que autores nacionais não sejam tão valorizados e reconhecidos quanto os de lá fora, entretanto, isso tá mudando e o importante é autores brasileiros apoiarem uns aos outros. Amei a entrevista <3

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse autor, gostei da entrevista e concordo com ele quando diz que o maior desafio de um autor nacional é conquistar seu espaço no mercado literário, falo isso porque tem autores maravilhosos, mas que ainda não conquistou seu espaço.

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Bom conhecer ele um pouco pois não conhecia adorei,a entrevista realmente foi muito boa,termos que valorizar mais autores nacional né.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a entrevista, me conquistou logo no início ao saber que o escritor favorito dele é o grande Stephen King! Confesso que infelizmente eu sou mais uma dessas que se apega somente a literatura estrangeira.

    ResponderExcluir
  17. Amei o post, espero que a leitura nacional cresça cada vez mais

    ResponderExcluir