Preconceito Literário

by - janeiro 09, 2017


Hello, mais um post da semana de aniversário do blog e hoje eu vou trazer um assunto polêmico entre os leitores: Preconceito Literário, irei mostrar á vocês que sim existe isso em nosso meio. 

O que é?

"O preconceito é um fenômeno social que existe desde os primórdios da humanidade, das mais distintas formas. Sempre julgamos o outro e tendemos a torcer o nariz quando ele não está de acordo com os nossos padrões. O errado é sempre o outro, porque a nossa referência são nossos próprios valores. Assim, existem os preconceitos racial, social, de gênero, linguístico e, por que não, literário." Segundo o blog Homoliteratus essa é a definição de Preconceito Literário. Preconceito é aquele pré julgamento de coisas que não entendemos.

 Por que acontece isso?

Esse preconceito acontece porque não compreendemos que cada um tem seu gosto, ás vezes, algumas pessoas não leem para ter conhecimento e sim por pura diversão, para distrair. Não entendemos que nem todos tem os mesmos gostos que nós, aquele livro que achamos bom pode não ser bom para o outro, o que nos resta é respeitar as decisões e isso vale para qualquer tipo de preconceito não somente o literário. 

Como isso nos afeta?

Ás vezes achamos que temos o direito de dizer o que uma pessoa deve ler ou não, queremos impôr a nossa opinião, não é bem assim, não vamos ser tão ignorantes a esse ponto, todos nós sofremos ou sofrem por conta do preconceito literário, somos taxados pelo tipo de livros que lemos, pelo gênero, pelo autor, se eu leio livro de autoajuda é porque sou depressiva, se leio romance é porque sou carente, NÃO! eu leio o que eu quiser porque eu AMO ler. É isso e pronto, não deixe que te taxem pelo o que você lê.


O que podemos fazer para mudar isso? 

Devemos entender todos os pontos de vistas, eu não gosto de certo livro, mas a outra pessoa gosta, então, devo respeitar e guardar a minha opinião para quem partilha da mesma, não temos o direito de julgar o gosto de ninguém, nem se tal livro é digno de ser lido, porque livro apesar de tudo, continua sendo livro e se uma pessoa começa a ler um livro que não achamos digno devemos encoraja-lá a ler mais e mais. Não importa qual tipo de leitura é, o importante é que seja um leitor. 

Minha Opinião 

Eu não sou obrigada a ler aquilo que querem que eu leia, cada um sabe o seu gosto, se você não gosta, pelo menos respeite, você não é obrigada a gostar de tudo aquilo que querem, eu não gosto de muitos livros que tem pessoas que amam e mesmo assim eu respeito, sempre somos taxados por algo. 

Por favor não deixe que te digam o que ler, você é quem decide e preconceito literário não é algo para quê ninguém pratique, se você gosta desse tipo de livro pode ler, se não gosta, tudo bem, existem livros demais por ai para você decidir o que o outro deve ler. Leia o que você goste e pronto. 

Quais são os livros que mais sofrem esse preconceito?

Todos, porque se eu leio algo mais meloso, sou carente, se leio um com fantasia, vivo no mundo da lua, se leio best-seller é porque não sou leitora, tudo isso passa pela cabeça de pessoas que não entendem o que o outro está procurando na leitura. Deixa que ás pessoas venham ler sem serem taxadas de algo. O tipo de livro que ás pessoas leem não devem incomodar a ninguém. Se leio algum livro nacional, é porque não tenho cérebro, daqui a pouco não posso ler mais nenhum livro por causa de alguns. 


O seu preconceito é feio, não o tipo de livro que eu leio! 




Você posde gostar também:

10 comentários

  1. tipo... eu só não leio crepúsculo e cinquenta tons de cinza, já tentei e não consegui, odeio essa mania do povo ficar querendo obrigar a gente a ler somente o que eles gostam

    ResponderExcluir
  2. ''Sempre julgamos o outro e tendemos a torcer o nariz quando ele não está de acordo com os nossos padrões.'' amei isso;
    As pessoas as vezes insistem em por algo em mente, pra que você siga essa coisa, mas se eu não gosto fazer o que...

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho preconceito quanto a isso, eu super respeito o gosto literário das pessoas, eu nunca sofri preconceito literário, já teve livro que eu achei que nunca iria ler e acabei lendo e até gostando.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente preconceito está por todos os lados. As pessoas tem que parar de criticar o outro por coisas pequenas. Na minha estante tem de tudo um pouco e respeito o gosto pessoal de cada um.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. É cada um le o que desejar e se desejar ler por obrigação, ou só por que alguém te pediu é muito chato. Sempre que vejo um livro que gosto eu tento procura-lo pra ler... só seu eu olhar e me apaixonar pela história do livro

    ResponderExcluir
  6. preconceito é algo q eu jamais ieri gostar em hipótese alguma... mas eu ja li livros por pura diversao, mas hj mudei, eu leio pq eu gosto de ler, pq qro aumentar meu conhecimento, minha cultura, minha ortografia e aprender a desenvolver melhor meus pensamentos.... <3 super amei este post!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu já ler os livros, ainda não estou fã... porque eu ler o livro ficou com sono. meu marido sempre fala que eu precisa de ler.. ele saber que eu não gosto.Que pena. Meu marido amar demais.

    ResponderExcluir
  8. Realmente o preconceito existe há séculos, e uma coisa super importante que pode mudar essa cultura é justamente a leitura. Parabéns pelo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente, não suporto gente que se acha superior por ler literatura mais rebuscada, vamos cada um cuidar da sua vida e todos sermos felizes né?

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post , e realmente é chato os outros de obrigar a ler o que ao quer . Eu gosto de ler , mais estou por fora dos lançamentos e tem livros que comprei que comecei a ler e nem completei . 😃😄

    ResponderExcluir