Resenha #50: O Amor nos tempos do Ouro (Quer uma Ideia?)

by - maio 06, 2018

" Quando os inimigos interiores são combatidos, os inimigos de fora nada podem contra ti."

Autor(a): Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
Publicação: 2016


"Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.


Cécile Lavigne perdeu a família na sua terra natal, França e teve que enfrentar longos dias de travessia até a colônia de Portugal, Brasil, lá ela fica na casa de seu tio Euzébio, ambicioso e que só pensa nele, por isso arranja um casamento bem lucrativo para ele.
Cécile foi criada bem diferente por seu pai, ele dizia a ela que poderia se casar com quem ela amasse o que era bem raro na época, ela foi prometida a Euclides um dos homens mais ricos e que dominava a Corte, que também era o que possuía mais escravos em terras brasileiras.
Euclides pagou a Fernão para levar sua noiva sã e salva até sua terra Santa Anna, que ficava entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, Cécile perdeu o direito a sua herança por conta do casamento o que iria ajudar a enriquecer ainda mais seu tio e seu noivo.
 Fernão um homem que está sempre envolvido com os negócios, mas tem um divida com Euclides então está sempre fazendo serviços para o mesmo, seja de troca de escravos, até mesmo em desmentir boatos sobre o filho de Euclides, Henrique.
Cécile não achou que iria sofrer tanto na propriedade de seu noivo, na primeira noite ela já é testemunha de uma agressão a uma escrava grávida, Malikah, antes de colocar os pés nas terras de Santa Anna, Cécile pede a Fernão que não a entregue nas mãos de Euclides.
Fernão só não contava que a mulher que misturava português com francês fosse tão convicta e que iria sofrer tanto na mão de Euclides. Um livro repleto de acontecimentos históricos aborda sobre a escravidão na época, sobre a guerra entre Espanha e Portugal, sobre a exploração em minas de ouro. Maravilhoso! 

Hello, outra vez venho aqui falar que fiz outra resenha em parceria com a Isa do instagram @querumaideia, passa lá para ler a resenha que ela fez. E também não esqueçam de seguir e deixar um coraçãozinho. 




Você posde gostar também:

1 comentários

  1. Este é um livro que sem dúvidas leria. De facto a pobre irá ter uma vida terrível mesmo. Gostei imenso da resenha. Beijinhos

    ResponderExcluir